Lâmpadas da Estrada Fernando Nobre são todas novas

ScreenShot190
Novas lâmpadas buscam trazer mais eficiência à iluminação pública (Foto: Vagner Santos)

A Estrada Fernando Nobre está mais iluminada! Na semana passada, a Diretoria do Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Cotia concluiu a substituição de todos os pontos de iluminação da via. Foram trocadas 151 lâmpadas de 250W desde a saída da rodovia Raposo Tavares, na altura do Km 28, até a divisa com o município de Jandira. 

O trabalho faz parte do programa Ilumina Cotia, que, nos últimos 12 meses, beneficiou dezenas de ruas, estradas e avenidas de bairros do município com a melhoria e a criação de novos pontos de iluminação pública. A medida deixa as vias mais bonitas e, o mais importante, mais seguras para motoristas e pedestres que passam por elas à noite. 

Em todos os pontos de iluminação da Estrada Fernando Nobre, a prefeitura substituiu o braço, a luminária e o reator. "Trocamos as antigas lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas metálicas. A luz branca é mais eficiente", explica Rogério Franco, prefeito da cidade. "Como clareiam mais, as lâmpadas brancas ajudam a inibir as ações de criminosos." 

Outras localidades

Desde que o projeto teve início, já foram implantados outros 1.028 pontos de iluminação, bem como substituídas mais de 229 lâmpadas. Além de os modelos de vapor de sódio terem sido trocados por opções metálicas de luz branca (que são mais eficientes e econômicas), alguns pontos ganharam iluminação com lâmpadas de LED. É o caso, por exemplo, da Avenida Professor Joaquim Barreto, a primeira via da cidade a ter iluminação LED. O segundo ponto em Cotia a usar LED na iluminação foi o Parque do Jardim Empírio, inaugurado em agosto. 

Desde 2015, cada município é responsável por sua iluminação pública. O custeio do serviço vem da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), um recurso destinado exclusivamente à manutenção e aos investimentos em iluminação.

Veja mais notícias sobre Cotia.

Veja também: