HMB dobra número de vagas de mamografia durante o Outubro Rosa

ScreenShot192
A expectativa é de que durante esse período sejam realizadas 3mil mamografias (Edson Jr. /Gesp)

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) terá horário diferenciado para mamografias em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. O atendimento será de segunda a sextafeira, entre 7 e 19h, e aos sábados, entre 8 e meiodia, sendo que o agendamento deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

A expectativa é que durante esse período sejam realizadas 3 mil mamografias, o dobro de exames realizados mensalmente. A mamografia é um exame radiológico capaz de detectar a presença de câncer na mama, antes mesmo de ele se tornar palpável. "Ela é muito importante para identificar o câncer logo no início. Quanto mais cedo se tem o diagnóstico, e quanto menor for o tumor, maiores são as chances de cura", ressalta Paulo Bucciaroni, mastologista do HMB. O procedimento não invasivo tem duração de dez minutos, no máximo. 

Com base nos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e é a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. A maior parte é descoberta pelas próprias mulheres. Por isso, alterações como caroço fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada ou retraída, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas merecem atenção e precisam ser comunicadas ao médico.

É preciso destacar que a mamografia só é indicada para mulheres com mais de 40 anos e deve ser feita anualmente. Quando há histórico familiar de câncer de mama ou ovário, a solicitação de exame poderá ser feita antes dessa idade, conforme avaliação médica.

Veja mais notícias sobre SaúdeBarueri.

Veja também: